Com muito esforço do Ivanil (Delegado) e com a ajuda de moradores a Associação de Moradores de Espírito Santinho está prestes a ganhar sua sede própria, pois até o momento a associação usava como sede o salão paroquial da comunidade. No dia 13 de maio de 2009, quando a associação comemora seus 11 anos de fundação, haverá uma missa no local, de pré-inaugugação e em homenagem a Nossa Senhora de Fátima que é a padroeira da associação, celebrada pelo Pe. Emerson e após a santa missa haverá uma apresentação com a banda Novo Céu de Vila Nova. Obs.: A missa será na Capela do Divino Espírito Santo.
Um pouco de história. Trecho retirado do volume 58 da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de 1895, traz informações sobre o início da colonização da região norte de Campos. Essa região é tratada no texto como "Sertão da Pedra Lisa", pela leitura e interpretação geográfica, essa região não se limitava ao que conhecemos atualmente como sendo a localidade de Pedra Lisa, mas a uma área geográfica bem maior.
O livro "A favela fala: depoimentos ao CPDOC" de Dulce Chaves Pandolfi e Mario Grynszpan, traz um depoimento de um ex-morador de Pedra Lisa, chamado Amaro Domingues. Neste depoimento conhecemos um pouco de como era a localidade de Pedra Lisa quando ainda funcionava a Usina Pedra Lisa, de propriedade do Sr. José Martins que era dono de grandes extensões de terras na região. Neste texto podemos associar também a ligação entre a decadência econômica da região com o êxodo rural. Trecho extraído do livro: " A favela fala: depoimentos ao CPDOC" / Organizadores Dulce Chaves Pandolfi e Mario Grynszpan - Rio de Janeiro : Editora FGV, 2003.
Comentários